Comer com atenção plena

A “atenção plena” pode ser definida como a capacidade intencional de trazer a atenção para o momento presente, sem julgamentos ou críticas. É uma capacidade inata do ser humano, mas pode e deve ser treinada, principalmente no momento atual, em que tantas informações e distrações estão presentes no dia a dia. Trata-se, portanto, de focar totalmente a atenção em algo.

No que se refere à alimentação, a prática tem mostrado uma série de benefícios à saúde, tanto mental quanto física. Comer com atenção plena refere-se a uma experiência que vai envolver corpo, mente e coração, desde a escolha e o preparo da comida, até o ato de comer em si, envolvendo todos os sentidos: o olfato, o tato, a visão, a audição e finalmente o paladar.

Quem come com atenção plena tem melhores condições para fazer boas escolhas alimentares, percebe melhor as sensações de fome e de saciedade, tem a digestão facilitada, além de absorver melhor os nutrientes das refeições.

Como praticar o comer com atenção plena?

Você pode começar escolhendo uma refeição do dia para iniciar a prática, de preferência aquela em que você não esteja correndo contra o relógio e que possa ser realizada em um local tranquilo. Antes de se servir, observe o seu corpo e a sensação de fome que ele apresenta naquele momento. Escolha então a quantidade de alimento que você julga necessária e os tipos de alimentos que comporão o seu prato. Não se distraia, não ligue a televisão e nem olhe o celular. Caso algum pensamento diferente lhe venha à mente, reconheça-o mas deixe-o ir embora e volte a sua atenção à refeição. Sente-se confortavelmente, olhe o seu prato e perceba as cores, os formatos e os cheiros de cada um dos alimentos que escolheu. Coloque pequenas porções no garfo, mastigue com calma, passando o alimento por todas as regiões da boca, saboreando-o com tranquilidade. Ao final da refeição, observe a sua sensação de saciedade e só repita se ainda sentir fome. Com o passar do tempo, estenda a prática às outras refeições e aproveite todos os benefícios que ela pode proporcionar.

Para saber mais:

Artigo: FIGUEIREDO, Manoela; COSTA, Ana Carolina; POLACOW, Vivane. Comer com atenção plena (Mindful eating). In: ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. São Paulo, Manole, 2015, p. 263-280.

Vídeo: Mindful eating | Comer com atenção plena. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4B3LijjqggA  (12’53)

Site: Centro Brasileiro de Mindful Eating: http://mindfuleatingbrasil.com.br/